Escolher uma escova de dentes pode ser um tanto confuso. A Prateleira do supermercado dificulta ainda mais a escolha. Tantas marcas, tantos modelos, tantas cores, tantos preços! Afinal, qual é a melhor escova de dentes? Não se preocupe, vamos te ajudar a escolher uma escova saudável e com ótimo custo/benefício.
Primordialmente, a escova dental deve ter a capacidade de limpar seus dentes. Mas, não é só isso. Esse instrumento deve ser capaz de higienizar sem causar danos aos dentes e às gengivas. Confira as características da escova de dentes ideal.
CABEÇA PEQUENA
Fundamental para acessar os lugares mais difíceis da boca. Evite escovas de dentes muito grandes que certamente dificultarão a limpeza dos dentes do fundo.
CERDAS MACIAS OU EXTRA-MACIAS
É o movimento correto e não a dureza das cerdas que limpa seus dentes. Escovas duras desgastam o esmalte dental e retraem as gengivas, expondo a raízes dos dentes. Agende uma consulta com a Técnica de Saúde Bucal e aprenda quais são os movimentos de limpeza dental saudáveis.
CERDAS DO MESMO TAMANHO
Assim você corre menos risco de machucar suas gengivas,
CABO COM TAMANHO EQUILIBRADO
O cabo deve ser compatível com o tamanho de suas mãos. Cabos muito curtos ou muito longos comprometem a habilidade e os movimentos.
ARMAZENE SUA ESCOVA EM LUGAR AREJADO E PROTEGIDO
O banheiro é um ambiente biologicamente desafiador, ou seja, cheio de bactérias que podem causar doenças. Portanto, é muito importante proteger sua escova da humidade e das bactérias. Utilize protetores de cerdas e, se possível, guarde a escova de dentes no armário.
TROQUE SUA ESCOVA A CADA 40 DIAS
SIM. Mesmo que as cerdas aparentem estar boas, é quase certo que estão colonizadas por milhões de bactérias que podem voltar à sua boca. Por isso é importante conhecer as características de uma boa escova de dentes para escolher um ótimo custo/benefício e não ter dó de troca-las regularmente.