Antes de pensar na possibilidade de manter ou extrair um dente, é importante ter a avaliação criteriosa do dentista, já que essa decisão pode ajudar ou afetar toda a arcada dentária do paciente.
Cada grupo de dentes é responsável por funções específicas na boca, sendo todos eles, indispensáveis para um sorriso bonito e harmonioso e uma mordida adequada e funcional. A dentição completa possibilita as realizações de atividades habituais do dia-a-dia como a mastigação, a fala e o sorriso.
Quando um dente é extraído e sua substituição demora para acontecer, alguns problemas podem surgir:
1- os dentes vizinhos começam a se mover na tentativa de ocupar o espaço vazio, ficando assim inclinados na arcada dentária e o seu antagonista (o dente oposto na mordida) tem a tendência de “crescer”, buscando encontrar alguma coisa e ocasionando um desalinhamento na arcada.
2- a perda de um dente, vem seguida de uma perda óssea, já que o nosso organismo entende que o osso que antes suportava o dente perdido, já não apresenta mais nenhuma finalidade. Acontece que esse osso é de grande importância para uma futura reabilitação oral.
É por isso que em casos mais complexos, como cáries muito extensas ou trauma dentário que afetem a polpa do dente e o periápice (região em torno da ponta da raiz), é importante realizar o tratamento de canal.
AFINAL, O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?
Em resumo o tratamento de canal é a remoção dos tecidos vivos do dente e de qualquer resíduo de infecção seguido do preenchimento desses espaços agora vazios com um material biocompatível, ou seja apropriado para o corpo humano. Basicamente esse tratamento consiste em:
1. Remoção da polpa
2. Limpeza e desinfecção dos canais
3. Preenchimento dos canais com material apropriado
A extração dentária só deve ser considerada uma opção, quando todas as tentativas para a recuperação do dente forem esgotadas. Só então o dentista avaliará e proporá o melhor tratamento para repor o dente perdido. Isso inclui implantes dentários, próteses fixas ou próteses móveis. Independentemente da escolha, o importante é reabilitar o local o mais rápido possível para devolver saúde bucal ao paciente.