SIM! Lembre-se que a cárie é uma doença causada por bactérias, portanto, infecciosa. É claro que existem fatores que determinam se a doença vai se desenvolver como o tipo e a freqüência de açúcares na dieta, a qualidade e freqüência da higienização, o uso diário do fio dental e a quantidade de saliva da boca.
A saliva é o meio pelo qual as bactérias bucais são transmitidas entre pessoas. Então já da pra imaginar algumas situações de contagio, não é mesmo?
Beijo na boa. Quer seja entre adultos ou nas demonstrações de carinho entre pais e filhos, o beijo na boca permite, alem da troca de amor, o "compartilhamento" de bactérias. Em geral, os adultos com boa higiene e consumo inteligente do açúcar não precisam temer. Mas as crianças que ainda estão formando imunidade e que não tem uma higiene correta correm mais risco de serem colonizadas pelos seu pais e parentes e desenvolverem cavidades.
1. PREVENÇÃO
- evite beijar as crianças na boca
- mantenha a sua higiene e de seu companheiro(a) em dia.
- evite o consumo frequente de açúcar
Assoprar ou provar comida. Assoprar as refeições para esfria-las, ou provar comidas na colher alheia, o que é feito com certa freqüência quando os pais alimentam seus filhos, transmite bactérias através dos perdigotos, gotículas invisíveis de saliva.
2. PREVENÇÃO
- evite assoprar sobre os alimentos
- evite provar comida das crianças
Talheres. Sim, se não forem muito bem higienizados, pode haver contaminação cruzada por esses utensílios.
3. PREVENÇÃO
- evite usar talheres de outras pessoas durante as refeições
- evite tocar a comida de outros com o seu talher
- mantenha bem limpos os talheres
Escova de dentes. Mesmo estando apaixonados, é bom não compartilhar escova de dentes. Guarda-las sem proteção e juntas também fará com que haja contaminação cruzada.
4. PREVENÇÃO
- mantenha a boa higiene bucal diariamente
- Evite porta-escovas do tipo que as mesmas fiquem livres e em contatos entre si.
Falar muito perto. A bactéria E. mutans, causadora de cáries, pode ser transmitida facilmente durante uma conversa muito próxima.
5. PREVENÇÃO
- degluta regularmente a saliva para não expeli-la durante a fala
- mantenha uma distância adequada durante a conversa
LIMPAR PARA PREVINIR
O nível de infecção do hospedeiro determinará o perigo na transmissão da doença cárie, ou seja, uma boca suja tem mais potencial para transmitir cárie. Por isso é importante que todos mantenham a boca limpa, higienizando-a todos os dias com escova, fio dental e dentifrício adequados. Além disso, o controle profissional regular com TSB (Técnica de Saúde bucal) é muito importante.