Diabetes e doenças periodontais estão ligadas por uma via de mão dupla. Uma pode influenciar a outra de forma perigosa. Portanto, o controle rígido de ambas é fundamental para a integridade do paciente diabético.
A diabetes interferindo na saúde bucal.
Níveis de glicose aumentados podem levar a alterações metabólicas, degeneração vascular e alteração na respostas das células de defesa, facilitando assim a progressão da doença gengival para um estágio avançado, inclusive com a perda de dentes.
É por isso que na maioria dos estudos estatísticos, os pacientes diabéticos apresentam doença gengival mais avançada com mais perda de osso e dentes em comparação com pessoas sem diabetes.
Pacientes descompensados também podem desenvolver infestações fúngicas como a candidíase. A boca seca, típica da diabetes, pode contribuir para o surgimento de ulcerações tipo afta, ferimentos por trauma na mucosa ressecada e dificuldade para a fixação de próteses removíveis. Lábios e língua secos costumam se inflamar. Pouca saliva também significa pouca proteção contra as cáries.
A saúde bucal interferindo na diabetes.
Se um paciente diabético desenvolver infecção periodontal poderá ficar em apuros. As infecções elevam o nível de açúcar no sangue o que dificulta o controle da diabetes.
O QUE DEVO FAZER PARA MANTER MINHA SAÚDE?
- CUIDE DE SUA SAUDE GERAL
Mantenha a diabetes bem controlada. Níveis adequados de açúcar no sangue são fundamentais para ter saúde gengival e para evitar infecções gengivais sérias.
- Alimente-se adequadamente conforme orientação médica.
- Use sua medicação conforme orientação médica
- CUIDE DE SUA SAÚDE BUCAL
Visite o dentista com regularidade e avise caso esteja com a diabetes descompensada. Diabéticos descompassados não podem ser submetidos à procedimentos invasivos, sendo obrigatório o tratamento médico prévio para adequar os níveis de glicose.
- Mantenha um rígido e diário controle da placa bacteriana bucal, usando o fio dental e escova de dentes.
- Faça controle de placa profissional com a TSB (técnica de saúde bucal) conforme a frequência orientada pelo dentista.
- Evite fatores de doença como fumar, roer unhas ou morder objetos.
- Tomar água com frequência hidrata contribuindo com a saúde bucal.
#cop #odontologia #dentistacampinas #odontologia #clareamentodental #drfelipesilva #prevençãoodontológica #cárie #edgarddelpasso #estéticadental #estéticadosorriso #pacientediabético #diabetes #diabetesedoençaperiodontal