O Herpes labial é um infecção nos lábios, boca ou gengivas caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas agrupadas e doloridas.
CAUSA
Na maioria das vezes, o Herpes labial é causado por um vírus chamado herpes simplex tipo I, apesar de que outra variação do vírus, o herpes simplex tipo II, também pode infectar qualquer área da pele ou mucosa.
Infelizmente, uma vez com herpes, você o terá para sempre, já que quando adquirido, o vírus fica armazenado por toda vida no organismo, podendo ou não desenvolver a lesão.
Na maioria das vezes, na primeira infecção (infecção primária) o indivíduo torna-se portador do vírus sem apresentar sintomas. Quando o vírus é reativado por algum fator, retorna a pele ou mucosa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local (infecção secundária).
FATORES DESENCADEANTES
contato íntimo ou compartilhamento de objetos com pessoas contaminadas
exposição ao sol
menstruação
estresse emocional
nervoso
mudanças bruscas de temperatura
resistência baixa
SINTOMAS
O principal sintoma do herpes labial é o surgimento de pequenas bolhas agrupadas, avermelhadas e doloridas. Normalmente elas são antecedidas por coceira, queimação, sensibilidade e formigamento no local onde elas irão erupcionar.
Infelizmente o herpes labial ainda não tem cura e o vírus precisa cumprir o seu ciclo de vida que dura entre 7 a 14 dias. Em casos onde sua presença é detectada no primeiro dia de manifestação, o uso de pomadas antivirais tópicas e medicamentos antivirais tornam o processo de cura e cicatrização mais rápidos.
DICAS
1. Fique atento ao seu corpo: cada organismo reage diferente aos fatores desencadeastes. Identifique os que desencadeiam as feridas em você e procure evita-los.
2. Administre seu estresse: O estresse pode facilitar o aparecimento das lesões, alterando a resposta imunológica. Desenvolva maneiras de lidar com ele.
3. Seguir uma dieta saudável: Dietas pobres e inadequadas podem prejudicar a resposta imunológica, facilitando o aparecimento das feridas. Ajude o seu corpo, garantindo que tem tudo o que precisa. Siga uma dieta saudável com muitas frutas e legumes.
4. Cuidado com a exposição solar: os raios ultravioleta (UV) raios na luz solar pode afetar negativamente alguns tipos de células do sistema imunológico, podendo causar um surto de herpes oral. Certifique-se de aplicar protetor labial com FPS antes de se expor ao sol.
5. Lisina: Estudos sugerem que a lisina suplemento dietético pode ajudar a prevenir o aparecimento de herpes oral e encurtar a duração dos surtos. Você pode obter mais de lisina na sua dieta, tomar suplementos ou por comer mais alimentos que são ricos em lisina tais como batatas, ovos, frango e peixe. Lisina pode elevar os níveis de colesterol ou interagir negativamente com outros medicamentos, então fale com o seu médico antes de tomar o suplemento dietético.
6. Fale com o seu médico: Talvez a melhor maneira de evitar surtos de herpes labial seja conversar com o seu médico. Ele pode prescrever-lhe medicamentos chamados antivirais (como o aciclovir ou ZOVIRAX®) que são mais eficazes quando ingeridos logo que os primeiros sintomas de um surto aparecem, ou seja, formigamento e sensibilidade, antes do aparecimento da ferida. Se você tem seis ou mais surtos por ano, converse com seu médico sobre a possibilidade de terapia de manutenção com antivirais.
#cop #odontologia #dentistacampinas #odontologia #clareamentodental #drfelipesilva #prevençãoodontológica #cárie #edgarddelpasso #estéticadental #estéticadosorriso #herpeslabial