Entramos no inverno aqui no Brasil e, com dias mais frios, maior é a frequência de dor de dente no consultório odontológico.
Isso acontece porque a temperatura média da boca é 36 graus celsius e quando aberta, entra em contato direto com um ar de aproximadamente 10 a 15 graus celsius (temperatura média dos dias de inverno).
Essa troca térmica constante afeta principalmente os dentes que estão que tem dentina exposta como em lesões cariosas ou retração gengival. Nestes dentes, as terminações nervosas presentes na dentina estão expostas e mais sensíveis aos estímulos térmicos e por isso, mais susceptíveis a dor.
No caso de haver lesões cariosas ou retração gengival, há necessidade de tratamento odontológico. Nas cáries, recomenda-se a remoção do tecido afetado, seguido de restauração em resina fotopolimerizável.
Em dentes com retração gengival, recomenda-se o recobrimento dessa dentina com resina ou a avaliação quanto ao recobrimento cirúrgico das raízes. Em casos mais leves, a aplicação de substâncias profissionais e cremes dentais para sensibilidade podem ser suficientes para o controle.
Pessoas que sofrem de sinusite (doença que se manifesta com bastante frequência no inverno) também costumam apresentar dor de dente nessa época. Isso porque as raízes dos dentes pré-molares e molares superiores ficam alojadas próximas ao seio maxilar, uma cavidade óssea na face. Quando essa estrutura está congestionado, pressiona a região próxima aos dentes, provocando dor. A sintomatologia é bastante parecida com uma dor de dente convencional, mas deve cessar logo após a cura da sinusite.
COMO EVITAR A DOR DE DENTE?
- Faça visitas regulares ao dentista. Em geral a cada 6 meses, mas siga a recomendação do seu dentista.
- Mantenha em dia suas sessão de Controle de Placa com a TSB (Técnica de Saúde Bucal)
- Mantenha uma excelente higiene bucal. Escove os dentes após as refeições e utilize métodos auxiliares para uma boa higiene oral, como o fio dental e enxaguante bucal.
- Use escova macia ou extra-macia e não force as cerdas sobre os dentes.
- Converse com o dentista à respeito dos cremes dentais específicos para o problema.
- Quem sofre de sinusite, deve ficar atento aos sintomas e procurar um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado antes do surgimento de dores nos dentes.
#cop #odontologia #dentistacampinas #clareamentodental #drfelipesilva #dredgarddelpasso #drajulianabarbosa #prevençãoodontológica #cárie #edgarddelpasso #estéticadental #estéticadosorriso #sensibilidadedental #dordedente #inverno