Em tempos de Corona Vírus, acreditamos ser importante lembrar aos nossos pacientes sobre como tratamos a biossegurança por aqui.
O Artesania Studio Oral realiza rigorosamente cada um dos procedimentos garantindo que pacientes e profissionais estejam protegidos da ação de microrganismos causadores de doenças tais como a hepatite dentre outras.
Conheça algumas armas que usamos aqui no Artesania para proteger manter a segurança da sua saúde.
Consultas com hora marcada
Consultas com hora marcada minimizam o contato entre as pessoas, diminuindo a chance de transmissão de patógenos.
Desinfecção
Antissepsia da cavidade bucal do paciente: Reduz cerca de 50 a 75% a quantidade de microrganismos da boca do paciente, portanto bochechos com gluconato de clorexidina (0,12 a 0,2%) antes da intervenção são uma excelente opção.
Antissepsia das mãos com alcool em gel: Deixamos disponível na sala de espera, um dispensar com alcool em gel para antissepsia das mãos.
Equipamento de proteção individual (EPI)
Os profissionais utilizam gorros, que devem recobrir todo o cabelo e orelhas; aventais, que evitam o contato da pele e roupas pessoais com os microrganismos do campo de trabalho; máscaras, que protegem as vias aéreas; óculos de proteção, e luvas. As mãos são lavadas com sabonete degermante antes de serem calçadas as luvas e elas são descartadas em lixo especial a cada procedimento.
Imunização contra Hepatite B.
Os profissionais são imunizados contra a hepatite B. É importante ressaltar que a imunização contra a hepatite B é realizada em 3 doses. A segunda dose, um mês após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a segunda. Existe um teste sorológico que confirma a imunização, então o recomendamos. A cada 5 anos é necessário o reforço da vacina.
Instrumentais
Instrumentais que penetrem em tecidos sub-epiteliais ou que entrem em contato com a mucosa ou pele do paciente são esterilizados em autoclave (processo que elimina todos os microrganismos: protozoários, bactérias, fungos e esporos). Após o uso, os instrumentais são imersos em solução enzimática durante 10 minutos, lavados com sabão líquido e água corrente, secos e embalados em pacotes específicos para esterilização. No COP, nós utilizamos como método de esterilização, o calor úmido sob pressão (autoclave), que esteriliza nossos instrumentais à temperatura de 121 à 132 graus celcius e tempo entre 15 à 30 minutos. Instrumentais que não entram em contato com o paciente são desinfetados (processo que elimina microrganismos de seres inanimados) com álcool 70º.
Os equipamentos, bancadas e ambiente são desinfetados por compostos quaternários ou álcool 70º a cada troca de paciente.
Barreira de filme plástico são aplicadas sobre as superfícies tocadas pelo dentista a cada troca de paciente
Uso de toalhas de papel: Exames microbiológicos comprovam que toalhas de pano apresentam um número muito grande de microrganismos bucais, o que facilita bastante o risco de infecção cruzada.
Torneiras acionadas por pedal: Evitam a contaminação por eliminarem a necessidade do toque das mãos.
Nanotecnologia: Outra arma importante de controle de infecção cruzada são as cadeiras construídas em plástico antibacteriano. Sim a própria matéria-prima das cadeiras usa nanotecnologia de ponta para causar efeito inibidor de bactérias.
Descarte de lixo: O lixo comum é colocado em sacos pretos e pode ser descartado como lixo orgânico comum. O lixo contaminado (contém secreções e sangue) é colocado em saco branco e os materiais perfuro-cortantes em caixas de papelão específica (descartex). Ambos são recolhidos por coleta especial realizada pela empresa de limpeza urbana da prefeitura.
Aqui no Artesania oferecemos a você ambientes saudáveis prontos para promover e recuperar a saúde e beleza bucal.