Nem todas as ações com boas intenções resultam num efeito benéfico para a saúde bucal. Conheca algum mitos e hábitos que, além de não ajudar, ainda podem ser prejudiciais à sua saude bucal.
Usar Escova dura ou média
A limpeza dos dentes não depende da dureza das cerdas da escova de dentes. Muito pelo contrário, cerdas duras ou médias desgastam o esmalte e causam retração gengival. Escolha escovas com cerdas extra-macias ou macias. Conhecer a técnica de escovação sim é importante para limpar os dentes com eficiência, para isso agende uma sessão com a Técnica de Saúde Dental (TSB).
Escovar com força
Força na escovação dental, além de não limpar adequadamente, ainda traz prejuízos à saúde bucal. Se o excesso de força estiver aliado à escova dental com cerdas duras, o estrago é garantido. A limpeza adequada sem danos aos esmalte e às gengivas dependem de técnica e dedicação, jamais de força. Conheça os 10 motivos para você agendar uma limpeza bucal com a Técnica de Saúde Bucal (TSB).
Usar escova dental por mais de 40 dias
Mesmo que sua escova de dentes aparente estar bem, troque-a após 40 dias. Depois desse tempo, é provável que bactérias da boca e do banheiro estejam vivendo em sua escova de Dentes.
Escovar fazendo círculos ou esfregando os dentes
Escovar em círculos não limpa com eficiência os dentes. As áreas próximas à gengiva não são limpas adequadamente. E esfregando horizontalmente, além de não limpar próximo à gengiva, você ainda pode causar degraus de desgaste no esmalte dental. Por isso é importante aprender e usar a técnica adequada de escovação dental. Procure nossa Técnica de Saúde Bucal TSB para ter saúde bucal.
Usar creme dental branqueador
Fuja de cremes dentais que prometem branquear seus dentes. A grande maioria usa a abrasão para isso, ou seja, os abrasivos do creme promoverão desgaste do esmalte e hipersensibilidade dental. Se quer dentes brancos, procure o dentista para realizar um Tratamento Clareador seguro e eficiente.
Tirar e por o fio dental sem esfregar nos dentes
Tirar e por o fio dental entres os dentes não é suficiente para remover o biofilme dental (placa bacteriana). Para limpar as laterais dentais, é preciso que o fio dental encoste nessas áreas. Lembre-se que em cada espaço interdental, você tem uma face de cada dente para esfregar com o fio. E tome cuidado para não ferir a papila, que é gengiva entre os dentes.
Usar fio dental apenas para tirar resíduo de alimento
É muito comum as pessoas relatarem o uso do fio dental apenas para remover resíduos incômodos entre os dentes, como após um churrasco. O fio dental é responsável pela limpeza de mais de 40% das faces dentais, ou seja, o não uso dele significa que quase metade da boca permanecerá suja. Por isso os índices de cárie e doença periodontal são tão elevados nas regiões entre os dentes. Use o fio dental diariamente.
Usar enxaguante bucal com álcool
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o ardor é necessário para uma boa desinfecção bucal, isso não é verdade. Prefira enxaguantes bucais sem álcool. Esses produtos cumprem a função de auxiliar a limpeza mecânica sem causar a desidratação das mucosas bucais e gengivas. Lembre-se que enxaguantes não substituem a limpeza realizada com escova e fio dental.
Usar balas mentolados para substituir a escovação
Apesar do frescor mentolado, essas balas refrescantes contém muito açúcar. O uso regular após e ente as refeições ou para disfarçar o odor no tabagismo, coloca em alto risco a saúde bucal. Os açúcares aliados à não higiene bucal certamente provocarão cáries nos dentes.
Comer maçã para limpar os dentes
Um mito. É claro que alimentos adstringentes e duros removem uma pequena quantidade de placa por onde passam, mas jamais substituem uma sessão de limpeza com escova e fio dentais.
#10coisas #Fazendoerrado #COP #CentrodeOdontologiaPreventiva #DrFelipeSilva #DrEdgardDelPasso #DraJulianaBarbosa #MagaliAraújo #Escovadura #escovamédia #Escovarcomforça #trocarescova #Escovaçãoemcírculo #Cremedentalbranqueador #Fiodental #Removerresíduodosdentes #Enxaguantebuca #EnxaguanteBucalsemálcool #Dropsmentolado #Halls #Maçanãolimpadentes