top of page
Foto do escritorDr. Felipe Silva

Cigarro: assunto batido, mas não resolvido.


Você sabe que o cigarro causa um enorme estrago na saúde geral de uma pessoa. A lista é grande e alguns exemplos são bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame, infarto e câncer.

Mas, você sabia que esse terrível mal também prejudica muito à saúde bucal? Continue lendo, fique por dentro e compartilhe à vontade.

DOENÇA PERIODONTAL

O paciente fumante apresenta um risco maior em desenvolver doença periodontal, doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, gengivas, ligamentos e ossos.

Apesar da gengivite, periodontite e demais doenças periodontais serem causadas pelas bactérias do Biofilme Dental, o tabagismo predispõe e agrava a situação já que deprime o sistema imunológico e prejudica a cicatrização da gengiva, destruindo e impedindo a neoformação de fibras colágenas.

MAU HÁLITO

O odor desagradável vindo da cavidade bucal durante a respiração ou fala é bastante agravado pelo cigarro por causa do cheiro das substancias e da diminuição do fluxo salivar e consequente ressecamento da boca.

DENTES E GENGIVAS ESCURECIDOS

A nicotina, presente no cigarro é a principal responsável pela pigmentação escura acumulada na superfície dos dentes, restaurações e próteses. É ela também que estimula a produção de melanina causando manchas acastanhadas nas gengivas dos usuários.

DIMINUIÇÃO DO PALADAR

Manchas na língua e diminuição do paladar são comuns em pacientes fumantes. Você é privado das sensações maravilhosas de uma alimentação saudável.

CÂNCER BUCAL

O cigarro apresenta em sua composição substâncias carcinogênicas que aumentam a probabilidade do usuário de desenvolver câncer labial e bucal que atinge mais sete mil pessoas por ano no Brasil.

Nos lábios, o câncer acomete com maior frequência a parte inferior e se apresenta como uma ferida indolor e endurecida

Já na boca, o câncer acomete com maior frequência a língua e o assoalho bucal (região embaixo da língua) e se apresenta na forma de pequenas feridas indolores que não cicatrizam e aumentam de tamanho ou de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.

RECOMENDAÇÕES

Agora que você reviu todos os malefícios que o cigarro causa para a saúde geral e bucal, junte suas forças, procure ajuda especializada e elimine esse hábito. Comece e começar sua mudança para um estilo de vida saudável

- Faça visitas regulares ao dentista (em geral a cada seis meses, ou conforme orientação do dentista). O profissional irá analisar dentes, gengivas e mucosa bucal, propondo o tratamento adequado para cada situação. Existem tratamentos para a gengiva e para os dentes que podem minimizar todo o mal causado pelo cigarro;

- Dentes pigmentados pela nicotina podem ser limpos através da profilaxia e clareados através do clareamento profissional

- Mantenha uma boa higiene bucal.

☎️⎟19.3251.1677

📱⎟19.9.9208.1565 (também por WhatsApp)

📧⎟contato@artesaniaoral.com

📧⎟michele@artesaniaoral.com

📧⎟dagmar@artesaniaoral.com

💻⎟www.artesaniaoral.com

118 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page