As aftas são lesões comuns e de simples resolução. Mas, isso não significa nada quando pensamos na dor e limitação que elas causam.
O movimento muscular da mastigação durante a alimentação e o toque da língua e dos alimentos podem ser dolorosos numa mucosa com afta. A ingestão de alimentos cítricos e ácidos também é excruciante.
Até mesmo falar pode ser uma ação desconfortável e isso chega a atrapalhar compromissos e reuniões. Ninguém fica à vontade e feliz tendo que conversar, negociar ou resolver questões enquanto sente dor.
As aftas são lesões ovais, esbranquiçadas ou amareladas, que aparecem, únicas ou múltiplas em praticamente toda a cavidade oral: gengiva, língua, interior dos lábios e bochechas, céu da boca e garganta.
Não são contagiosas e, embora ainda existam questões a serem respondidas sobre o processo de aparecimento, algumas ações podem ser tomadas para preveni-la, evitando fatores relacionados ao seu aparecimento.
- Consumo de alguns alimentos como frutas ácidas, queijos, refrigerantes e café;
- Medicamentos como anti-inflamatórios e quimioterápicos;
- Traumas locais, como mordidas acidentais e uso de aparelho ortodôntico;
- Higiene bucal deficiente;
- Imunodepressão;
- Estresse;
- Deficiência de vitaminas B12, C, zinco, ferro e ácido fólico;
- Poucas horas de sono;
- Cigarro;
- Alterações hormonais.
- Pré-disposição genética;
10 maneiras de prevenir aftas
1. Mantenha sempre uma excelente higiene bucal.
2. Escolha escovas dentais com cerdas macias e pastas dentais não abrasivas. O uso do fio dental é fundamental.
3. Troque sua escova dental a cada 40 dias. É importante por causa da contaminação bacteriana e da deformação das cerdas.
4. Mastigue os alimentos devagar para evitar possíveis mordidas na parte interna de bochechas e lábios. As mordidas geralmente se transformam em aftas;
5. Alimente-se corretamente, evitando café, refrigerantes, condimentos, comida industrializada, salgada e ácida. Prefira alimentos ricos em ferro e B12 como carne, peixe e ovos, acido fólico também é bom e e é encontrado em verduras como o espinafre. Chá de camomila ajuda a aliviar a dor;
6. Durma bem e em quantidade suficiente;
7. Reduza a quantidade de estresse no seu dia a dia;
8. Evite alimentos que podem causar as aftas ou mesmo os que irritam as feridas;
9. Faça visitas regulares ao cirurgião-dentista, por exemplo para manter próteses ajustadas ou para ser medicado por ele.
10. Mantenha em dia suas sessões de saúde bucal com a TSB (Técnica de Saúde Bucal)