No trabalho, faculdade ou escola o tempo é preenchido e organizado. Geralmente não há armários com guloseimas à disposição, nem dá pra ficar saindo em busca de padarias e restaurantes.
Em casa, o desejo pelas delícias se intensifica e alia-se à disponibilidade. Além disso, o clima de férias ou mesmo a concentração na busca de soluções para a crise podem fazer esquecer a necessidade de realizar a higiene bucal
Após a ingestão de alimentos com açúcar, inclusive frutas, a boca passa por um período de acidez que é neutralizado pela saliva, em média, após 40 minutos.
A não higienização ou higienização incompleta da boca deixa alimentos para as bactérias residentes da boca. Após consumi-los, essas bactérias enchem os dentes com mais ácido.
É por isso que a frequência do consumo de açúcares é mais preocupante até mesmo que a quantidade ingerida. E isso vale para todas as idades. A boca não "da conta" de neutralizar a acidez causada em tanto tempo de ataques sucessivos e contínuos sobre os dentes.
E, aqui no Brasil, temos um porém, é muito forte o hábito de demonstrar sentimentos presenteando com doces, bolos e chocolates. Os brasileiros consomem 50% mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é cerca de 50 gramas por dia.
O resultado? Hipersensibilidade e cáries.
E não é só isso. Sem higienizar adequadamente, tártaro, retrações gengivais e mau hálito aparecerão e, em alguns casos, podem se agravar levando ao tratamento. de canal e perda de dente.
Além de reduzir os açúcares na dieta, fique atento à frequência daquele cafezinho adoçado, das balas refrescantes e dos refrigerantes e chicletes. Esperamos que você passe por essa quarentena saudável e bem.
PREFIRA FRUTAS E ALIMENTOS NATURAIS
Mesmo contendo um açúcar natural, a frutose, as frutas tem menos potencial para causar problemas do que chocolates e doces.
Para consumir o açúcar contido em 9 quilos de frutas frescas você precisaria de apenas 100 gramas de doces e chocolates.
Como ninguém é de ferro, concentre o consumo de guloseimas na forma de sobremesa após as principais refeições. E, jamais deite-se para uma noite de descanso sem higienizar os dentes completamente. Durante o sono a quantidade de saliva disponível é menor o que eleva o risco de cáries.
E AI VÃO AS 6 DICAS PARA UMA QUARENTENA SEM CÁRIES
1. Reduza a quantidade de açúcares.
2. Reduza frequência da ingestão de açúcares
3. Prefira frutas a doces e chocolates.
4. Concentre açúcares nas sobremesas das principais refeições.
5. Faça a higiene bucal completa após cada refeição.
6. Faça a higiene bucal completa antes de dormir.